Pesquise com as Amigas do Peito:

terça-feira, 18 de novembro de 2008

HPV e o Câncer do colo do útero

HPV, UM INIMIGO OCULTO

O que é o HPV?
HPV é a sigla de um vírus, o Papilomavírus Humano. Existem mais de 100 subtipos de HPV sendo que 35 deles infectam a mucosa anogenital. Os quinze tipos HPV de alto risco são chamados oncogênicos, ou seja, podem causar câncer do colo do útero. Os HPV de baixo risco (tipos 6 e 11) causam basicamente verrugas genitais, lesões de caráter benigno e transitório.

A transmissão do HPV é por contato direto da pele infectada com pele não íntegra. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais ou mesmo sem penetração, simplismente pelo contato pele a pele com quem esta contaminado, podendo causar lesões e verrugas na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Relação do HPV com o Câncer do Colo do Útero

A mortalidade por câncer do colo do útero é evitável, uma vez que as ações para seu controle contam com tecnologias para o diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, permitindo a cura em 100% dos casos diagnosticados na fase inicial. Porém, a cada ano, 500 mil mulheres no mundo têm câncer do colo do útero. 50% delas morrem. Isso significa que em muitos casos, já não há tempo para um diagnóstico inicial.

Os tipos de HPV oncogênicos estão associados a 99,7% dos casos de câncer do colo do útero. O colo é a parte mais baixa do útero e conecta a vagina à cavidade uterina. Os tipos de HPV oncogênicos 16,18,31 e 45 são responsáveis por mais de 80% deles.

Fatores de risco
São vários os fatores de risco para a incidência de câncer do colo do útero: baixas condições sócio-econômicas, atividade sexual precoce, múltiplos parceiros sexuais, fumo, outras doenças sexualmente transmitidas (como herpes e clamídia) e falta de higiene.

Proteja sua filha
A primeira relação sexual tanto de homens como mulheres ocorre em média aos 15 anos de idade segundo pesquisa encomendada pelos Cadernos de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Por isso, o diálogo aberto sobre sexualidade com sua filha é fundamental para protegê-la das doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DSTs. A informação e sua atitude em prol da saúde de sua filha são fundamentais no combate contra o HPV. Em sua maioria, mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV ao longo da vida. Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos que poderão ser detectados no organismo, mas nem sempre estes são suficientemente competentes para eliminarem os vírus.

A melhor arma contra o HPV é a PREVENÇÃO. Para prevenir-se é preciso:Manter cuidados higiênicos; Ter parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros sexuais; Usar preservativos em todas as relações sexuais; Visitar regularmente seu ginecologista para fazer exames de prevenção.

QUAIS SÃO OS EXAMES PREVENTIVOS?
Papanicolaou: exame que deve ser feito anualmente para coletar células do colo do útero que são examinadas para a identificação de lesões pré-cancerosas.

Colposcopia: exame que permite a visualização das lesões mínimas. Este exame é recomendado para as mulheres que apresentam um resultado anormal no Papanicolaou.

AGORA VOCÊ TEM MAIS UM ALIADO CONTRA O HPV
Fale com seu médico e conheça a mais nova forma de controle e prevenção do câncer do colo do útero.

Previna-se com a vacinação contra o HPV.

O melhor momento para protejer as meninas e adolescentes é antes da exposição aos HPVs oncogênicos.

Proteja-se e a quem você ama também. Veja a relação das clínicas de imunização aqui:
https://www.casadevacinasgsk.com.br/ondesevacinar.asp

Vamos nos proteger e nos cuidar,

Beijos e fiquem com Deus !

Um comentário:

Marco Túlio disse...

Olá! seu blog é muito bom!
Reparei que você assinou meu Feed. Obrigado! Gostaria de trocar links com vc...
Se tiver interessada é só falar!
ate+