Pesquise com as Amigas do Peito:

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Uma Reflexão sobre as "possíveis causas" do Câncer


O mundo moderno aproveita-se de inúmeras vantagens que procuram melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.Isso pode ser constatado no campo da tecnologia, em geral, onde contamos com a Internet para nos aproximar dos mais longínquos locais do nosso planeta, do aprimoramento de todos os setores de telecomunicações, transportes, ciência, alimentos etc. Com todos os avanços que despontaram neste nosso século, passamos, também, a vítimas de algumas situações que nos fazem constatar que algum preço tem que ser pago para que possamos desfrutar das vantagens desse progresso.Infelizmente, o maior ônus se dá no aspecto da saúde.

Vivemos tempos agitados onde RESPIRAMOS mal, COMEMOS mal, nos RELACIONAMOS mal, competimos imensamente, inclusive conosco mesmos, tentando nos superar para chegar a algum ponto que, às vezes, nem sabemos qual é.Nesse agitado mundo novo, onde não se tem tempo para se ver o tempo passar, nossas condições físicas vão se desgastando pouco a pouco, levando-nos a diminuição de nossas defesas e, consequentemente, abrindo caminhos a doenças, dentre elas o CÂNCER.

Vamos procurar entender um pouco, esse mecanismo que pode nos levar a contrair doenças mais ou menos graves.

Nosso organismo necessita de matéria-prima adequada para desempenhar suas funções com o mínimo de desgaste.Essa matéria-prima nos é dada sob a forma de nutrientes que vem da alimentação Se vivemos de forma agitada, sem condições adequadas de nos alimentar corretamente, fica claro entender que essa falta de nutrientes vai favorecer a fragilização de algum setor dentro de nós.Se somarmos às deficiências alimentares, o uso e/ou abuso dos hábitos que chamamos de SUICIDAS, como fumo, álcool, drogas etc., sem falarmos do uso de agrotóxicos, tão comuns, nos dias de hoje, em nossas mesas, passamos a ser vítimas dos conhecidos RADICAIS LIVRES, que agridem imensamente nossas células produzindo, na seguinte ordem, uma série de efeitos nocivos:

-aceleração do processo de envelhecimento;

-diminuição das defesas imunológicas;

-tendência ao aparecimento de processos degenerativos, em geral;

-doença;

Caso haja comprometimento de estruturas nobres no interior das nossas células pelo excesso de produção dos radicais livres, pode haver a transformação de certas características celulares propiciando o aparecimento de certas doenças de carater maligno, ressaltando-se o câncer.

Se não dispomos de defesas adequadas para o combate aos radicais livres e, frisa-se que essas defesas provém de nutrientes corretos adquiridos de alimentação certa, passamos a vítimas e caminhamos para doenças.

Sempre defendemos o princípio de TRATAR PARA NÃO TER AO INVÉS DE ESPERAR TER PARA TRATAR. Esse conceito norteia a Medicina Preventiva nos seus princípios de tratar da SAUDE para evitar doenças.

Hoje em dia, o tratamento das doenças degenerativas adquiriu avanços que nos orgulham de assistir a verdadeiros "milagres" de cura mas não nos esqueçamos que hábitos de vida saudáveis que incluem alimentação correta, atividade física compatível com a capacidade de cada um para se evitar o sedentarismo, controle ou ABOLIÇÃO dos hábitos suicidas, aprender a utilizar um melhor equilíbrio emocional para se lidar com as situações do dia-a-dia, lazer adequado, acompanhamento médico e uso de nutrientes ANTI-RADICAIS LIVRES, podem nos levar a combater essa MÁ QUÍMICA que o meio ambiente nos proporciona com uma BOA QUÍMICA que nos forneça a melhor qualidade de vida possível.

É importante que lembremos que todas as doenças são controláveis principalmente se ajudarmos a manter nosso organismo nas melhores condições possíveis de defesas.

Dr. Sergio Vaisman

(Cardiologia e Nutrologia, Atuando nas Áreas de Medicina Preventiva e Bio-Molecular. Professor adjunto do Curso anual de Pós-graduação em Flebo-Linfologia, capítulo Terapia Orto-Biomolecular, na Universidade de Estudos de Siena, Itália, Serviço do Prof. Sergio Mancini. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular e Radicais Livres, Palestrante e Proferidor de Cursos nas Áreas de Medicina Orto-Biomolecular, Cardiologia, Nutrologia e Geriatria. Autor e coordenador do Trabalho Científico "Proteção anti-oxidante a pacientes sob quimioterapia no tratamento de tumores malignos", no PLENUM-Núcleo de Medicina Preventiva e Bio-molecular.)
E-mail: sergio.vaisman@sti.com.br

Nenhum comentário: