Pesquise com as Amigas do Peito:

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Fisioterapia e o Câncer de Mama

POR QUE UTILIZAR A FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA?

A fisioterapia no tratamento do Câncer de Mama é, a principio, fundamental pela sua ação preventiva de complicações que podem ocorrer no pós-operatório.

QUAIS SERIAM ESSAS COMPLICAÇÕES?

A principal delas, é o linfedema ( inchaço do braço do lado da mama operada). Temos como prevenir o aparecimento dele, através de exercícios específicos e orientações para o dia a dia, mas uma vez instalado redobram-se os cuidados que temos que ter com o membro superior e o tratamento e o acompanhamento se tornam mais próximos.
Outra complicação que com a fisioterapia evitamos e que é de suma importância para a recuperação plena da paciente, inclusive para prevenir o aparecimento do linfedema, é a limitação de movimento do membro superior do lado da mama operada, que pode ocorrer pelo simples fato da realização da cirurgia, pois temos no inconsciente a impressão que devemos proteger o braço trazendo o mesmo para próximo do corpo, o que
levará a uma dificuldade de recuperação da movimentação adequada, levando por conseqüência a uma limitação de movimento principalmente do ombro.
Podem ocorrer também infecções neste membro superior do lado da mama operada (angite, erisipela,..)e também temos como evitá-las, através do seguimento das orientações dadas pela fisioterapeuta. E como o linfedema, uma vez instalada e tratada a infecção, devemos redobrar os cuidados.
Outras complicações que a fisioterapia auxilia em sua prevenção seriam: retração e aderência cicatricial, fibrose, alterações posturais, entre outras.

QUANDO SE INICIA A FISIOTERAPIA? SOMENTE NO PÓS-OPERATÓRIO?

Não, é muito importante que seja realizada uma avaliação ainda no pré–operatório, para que o fisioterapeuta possa iniciar suas orientações e avaliar as condições físicas atuais da paciente, para saber seus objetivos de reabilitação no pós-operatório. Nesta avaliação é entregue também um manual de orientações e exercícios iniciais para que a paciente vá se familiarizando com as adaptações no seu dia a dia
que fará no pós-operatório. Digo adaptações, pois não deixará de fazer nada que já realize ou que gostaria de realizar, mas simplesmente irá adaptar levando em conta as orientações dadas.
Os tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama, tanto a mastectomia, com ressecção completa da mama, assim como, a quadrantectomia, ressecção de um quadrante da mama (parte dela), podem incluir a linfadenectomia axilar radical, remoção dos gânglios linfáticos da axila, levando a uma dificuldade no retorno da circulação linfática do membro superior acometido.
Portanto, exercícios com os membros superiores são de suma importância, com o principal objetivo de estimular a circulação do sistema linfático. Além disto, a atividade física promove um melhor retorno venoso possibilitando novas vias de drenagem da linfa coletada. Outro aspecto importante da fisioterapia motora reside no fato de promover uma boa movimentação da articulação do ombro evitando uma temida limitação dos movimentos do braço. Isto ocorre, particularmente, no período em que a paciente, por medo, desinformação e um pouco de dor, com freqüência mantém o braço fletido e o cotovelo junto ao tórax, o que levaria a uma limitação significativa na amplitude dos movimentos, podendo ser evitado com a fisioterapia atuando no pós-operatório imediato.

A paciente portadora de linfedema, deve evitar no membro envolvido:

- Realizar grandes esforços;

- Carregar peso;

- Praticar movimentos repetitivos;

- Aferir a pressão arterial;

- Levar picadas de insetos ou injeções;

- Evitar ressecamento da pele usando sempre hidratantes e protetor solar;

- Evitar cortes, perfurações, queimaduras e no uso de produtos químicos: usar luvas na cozinha, no uso de produtos químicos e para cuidar do jardim.


A paciente deve incorporar algumas rotinas:

- Realizar exercícios apropriados;

- Cuidar para que os esforços sejam leves;

- Evitar deixar o membro pendente durante muito tempo;

- Manter soltas as mangas e os punhos das roupas; etc.

Exercícios de recuperação pós cirurgia de mastectomia ou quadrantectomia:

Recomendados com muito cuidado, sem exagerar e sem sentir dores, deve-se começar a fazer 3 de cada até chegar gradativamente a fazer 3 séries de 10 exercícios diários de cada um mas... sempre sem sentir dores e com todo cuidado possível e se houver condições de ser acompanhados por um fisioterapeuta com certeza será muito melhor caso contrário façam com cuidado qualquer alteração procure o seu médico.

Comece com três e lentamente vá aumentando, depois do 3º ou 4º DIA aumente para 5 vezes e assim até chegar aos 30 exercícios por dia. Tudo com muita calma e sem dor. Qualquer alteração procure imediatamente seu médico.

1º-Formiguinha: Este movimento pode ser feito logo após a cirurgia com os dedos caminhando pelo lençol na cama do hospital, exatamente como uma formiga, ela tem passos curtos e lentos, nada de pressa, tudo tem seu tempo. Sua recuperação depende somente de você.
Quando você estiver em casa, caminhe como uma formiga (com seus dedos), mas agora na parede suba com seus dedos lentamente, até onde você não sentir dor, se doer, pare e volte ao ponto, de partida, nunca exagere. Esse vai e vem muito lhe ajudará.

2º-Pêndulo: Fazemos esse exercício com uma corda um pano.
Numa porta você pede para alguém, pendurar a corda ou o pano e você segura com as mãos nas pontas e com o braço que não foi operado, vai puxar a corda ou o pano para baixo e depois com o braço operado, tentar puxar lentamente, até que você consiga fazê-lo normalmente como um engraxate lustrando um sapato vai e vem.

3º-Passarinho: Imagine-se um passarinho, e comece a bater os braços lentamente tentando fazê-lo subir.
Seus braços lentamente vão subindo a cada dia um pouco mais e você observará que o seu desempenho vai melhorando dia a dia.

4º-Sutiã: Esse exercício é muito simples você deverá simular que está abotoando o seu sutiã.
Faça-o várias vezes ao dia até que um dia ira abotoar o sutiã sem problemas, o faça com conforto sem sacrifício;

5º-Oferecer: Levantar as mãos para frente, (ela estando junto do corpo até o alto na frente).
A palavra já diz oferecer, sim ofereça algo a alguém, como se você estivesse com uma bandeja nas mãos para oferecer um copo de água para alguém, Sempre sem sacrifício vá até onde der.

6º-Pegar a alça: Vejam tão simples, mas tão importante: com a mão do lado operado você deve pegar a alça do soutiens do lado que não foi operado, assim cruzando o seu braço sobre os seios, assista televisão sempre que puder nessa posição, com isso você se exercita e descansa o seu braço até o dia que conseguir colocar o braço sobre a cabeça, tenho certeza que sentirá alivio e um conforto muito grande. Com isso você está fazendo exercício sem perceber.

7º-Cruz: Abra seus braços como uma cruz, várias vezes. Estique-o até onde puder sem que sinta dor.

8º-Pegar na orelha: Com o braço do lado operado tente pegar a orelha do outro lado, claro que não vai conseguir nas primeiras tentativas, mas... Com todos os exercícios que você está fazendo diariamente e com a perseverança que eu tenho certeza que você vai ter, pois quer a sua cura, conseguirá rapidinho. Nunca force o seu desempenho, Faça apenas o que lhe der prazer, pense que os exercícios a ajudaram na recuperação.

9º-Vassoura: Esse exercício todas sabe fazer e muito bem. Pegue uma vassoura e lentamente tente varrer sua casa, fácil, mas deve ser feito bem devagar sem nenhum esforço.

10º-Rotação: Claro que este é mais difícil, mas comece a fazer sua mão rodar, pegue uma bolinha e gire-a na sua mão, devagar comece a girar o pulso, com o tempo gire o cotovelo, depois é só girar o braço. Lembrando que nunca deve sentir dor ou forçar, mas deve tentar para chegar ao ideal, com perseverança tudo vai rapidinho.

11º-Alcançar o teto: Essa é uma brincadeira de criança. Levante seu braço devagar, cada dia um pouco fazendo de conta que quer pegar o teto imaginário. Faça esse exercício sempre que se lembrar e verá como rapidinho conseguirá seu desejo. A RECUPERAÇÃO.

Sempre muito cuidado ao realizar os exercícios para que sejam corretamente executados e não provoquem dores posteriores. Muita atenção : em caso de qualquer alteração, inchaço ou vermelhidão, procure imediatamente o médico.

Por experiência própria, descobri como a Fisioterapia é importante, hoje já tenho quase todos os movimentos recuperados e a postura corrigida.

Aqui em Ilhabela o meu tratamento foi com a Dra. Vivian Santana Molinari, que se especializou em pacientes com câncer de mama, ela atende no Centro Médico de Ilhabela e o telefone para marcar consultas é o (12) 3896 1193 ou (12) 9140 5045.

Beijos no coração de todos e fiquem com Deus.

Nenhum comentário: